Este post é dedicado a alguns leitores que me têm perguntado qual o segredo do nosso sucesso para estarmos a trabalhar em tão pouco tempo.
Em primeiro quero agradecer por abrirem este tipo de conversas e discussões, porque assim realmente dá mais gozo vir aqui partilhar coisas convosco.
Este post vai ser um pouco comprido para fazer algumas comparações com o passado, só assim lhes consiga explicar o que vocês entendem como sucesso.
Quando aqui cheguei, fiz o que todos fazem, internet todos os dias nos famosos sites de empregos que têm milhares de empregos é verdade, se nas duas primeiras semanas que aqui estive sem trabalhar, não mandei candidatura para sei lá 500, 600 trabalhos não foi nada, sabem quantas chamadas recebi? 1 e mesmo assim foi meia dúzia de perguntas por telefone e não me chamaram para entrevista, por isso esqueçam, arranjar trabalho aqui, é mesmo no terreno, de loja em loja, "o que eu não cheguei a fazer, fiz só numa", e principalmente não ficar enfiado no quarto feito bicho do mato, conhecer gente, muita gente, falar, perguntar, pedir ajuda, posso dizer que não gosto de brasileiros, nunca o escondi e não vou ser hipócrata nesta fase da minha vida, além de haverem boas excepções, mas estes empregos foram todos arranjados através de brasileiros, um fala a um, o outro fala a outro, e lá vão aparecendo umas horinhas.No meu caso, tive conhecimento da agencia que já falei e fui lá, acho que o gajo engraçou comigo e como .sei bem Inglês e 20 anos de experiência em restauração não foi dificil, além de os empregos dele serem uma bela caca, mas o que interessa é entrar no mercado de trabalho, o que fizemos em Portugal aqui vale niqles.
Depois também tive a sorte da rapariga que vivia comigo ter ido para o brasil e falar para eu ficar com o lugar dela, além de ser um trabalho mau e poucas horas, sempre é um trabalho, mas agora a pensar no para trás no restaurante onde era explorada e me pagavam a 5£ à hora conseguia tirar mais do que aqui que ganho a 6.70£, mas pronto foi opção e agora tou arrependida.
No caso do César foi exactamente o mesmo, antes dele chegar comecei logo a pedir para ele, se sabiam de alguma coisa nem que fosse umas horinhas para começar, e lá foram aparecendo, é verdade ele ao fim de 4 dias estava a trabalhar, vir sem nada e ao fim de 4 dias estar a trabalhar é muita sorte, mas sucesso não será....
Tivemos a humildade e trouxemos connosco a capacidade de nos sujeitar ao que aparecesse, o que não acontece com muita boa gente, e falo de portugueses que já conheci aqui, estilo..."eu? era o que me faltava, por esse valor perfiro deitar-me a dormir" "não, não vou mais, trabalho que nem um preto para receber uma miséria", se é para virem com essa mentalidade TÃO PORTUGUESA, então não venham, porque não se vão safar....
Acham que é sucesso? já viram o que estamos a fazer?...a limpar cagadeiras e escolas e escritórios, se há alguma vergonha nisso? NÃO, mas não é o sonho de ninguém, ganhamos uma miséria em relação a muitos aqui, mas a verdade é que realmente podemos gastar dinheiro, podemos comprar, podemos viver...em Portugal isso não acontece, o que se ganha é para as despesas e pouco sobra...se quero continuar assim? Nem pensar.
Ao imigrar temos que deixar as vergonhas, os complexos para trás, eu sei que fui um pouco inconsequente porque tanto eu como o meu namorado estavamos a trabalhar, temos casa própria, que por inteligencia também não pagavamos renda uma vez que alugavamos 2 quartos, por isso a nossa vida era boazinha....comparada com a de muita gente em Portugal, arriscar tudo para vir para aqui foi loucura pura, mas viemos e o facto de nos termos despedido dos empregos se calhar ajudou a dar força...porque quem está desempregado não tem nada a perder, quem tem os seus trabalhos que adoravamos, aí sim há muito a perder, não podiamos voltar para trás, não podiamos ouvir a familia dizer: pois estavas aqui esavas melhor...por isso o facto de termos desistido de tudo contribuiu para esse tal sucesso, quem está desempregado vem com aquela ideia na cabeça...." se não der certo volto, pelo menos tentei"....acho que este pensamento é meio caminho andado para o fracasso, quando eu vim não trazia esse pensamento, o meu era "aconteça o que acontacer, eu não volto", e como eu sou mais teimosa do que uma mula.....aqui estou eu a provar que tinha razão.
Vou fazer uma comparação entre o agora e o antes de mim própria, em Portugal, nunca me passou pela cabeça trabalhar em limpezas ou como empregada doméstica, aqui é o que eu faço...e advinhem até que gosto!!! bem do emprego de dia não gosto e tou mortinha por sair de lá mas gosto muito de trabalhar na escola, além de ter que me pôr a pé ás 4,30 da madrugada, ah pois é que muitos não se sujeitam a isto, mas foi este trabalho que trouxe mais 2 horas para o César à tarde, e agora estamos a fazer mais 6 horas ao sábado de manhã na mesma escola, mas não pensem que é pelos nossos lindos olhos, é porque eu tenho um defeito, tenho a mania do perfeccionismo, tenho que ser boa e a melhor em tudo, e por isso este part-time de sábado foi porque realmente eu limpo muito bem, e o César também, a nossa supervisora confia em nós ao ponto de nos entregar a chave da escola, e acreditem que todos os que lá trabalham que são 20 e tal queriam estas horas, ficaram fodi....quando souberam que tinham vindo para nós, mas fodasse eles são uns porcos e calaceiros do caralho...a sério brasileiros e polacos venha o diabo e escolha...e atenção a nossa supervisora é brasileira, optou por nós em vez de brasileiros, porque será?
Isto para dizer que não podemos vir com aquela ideia de Patrão fora feriado na loja.
Ah mais uma coisa, sei que é loucura....mas se tudo correr bem daqui a uns 4 a 5 meses estamos a rumar em direcção ou à Suécia ou à Noruega, sempre foi este o meu objectivo, e quem leu o blog desde o principio, sabe disso.
Loucura hem? deixar tudo para ir atrás sabe-se lá do que?
Já fiz uma vez, e a primeira é que custa, CERTO?
Vão dizendo alguma coisa....Beijinhos a todos os que nos acompanham.
Boas fico agradecido por me ter respondido ao meu comentário e posso dizer que pensei que tudo lhe tinha sido mais fácil por isso desejo a melhore sorte e felicidade.
ResponderEliminarNo meu caso se calhar escolhi mal a cidade por ser pequena,além de vir com trabalho praticamente garantido e chegar aqui por causa de o despedimento do manager com quem eu tinha tudo contratado,foi uma volta de 180º na minha vida ,eu aqui já concorri para lixeiro do council,para limpeza ,para lavandaria de tudo um pouco,e também sou teimoso e vim com objectivos mas nunca pensei que aqui isto ia ser tão difícil,mas a certeza vou lutar até não poder mais e dinheiro durar.
Vamos ter fé,humildade,coragem e esperança.
Tudo de bom