sexta-feira, 30 de março de 2012

EMIGRANTES A PASSAR FOME EM LONDRES

A verdade é que fome e necessidades se passa em qualquer lugar do mundo, mas quando a fome está ao nosso lado fica um pouco dificil virar a cara....pelo menos eu sou assim, já ajudei muita gente e tudo o que recebi foi um pontapé no cú, mas como eu costumo dizer prefiro ter que dizer dos outros do que os outros tenham que dizer de mim, e muitas vezes digo que não ajudo mais ninguém, mas a verdade é que é mais forte do que eu, acredito mesmo que na minha vida passada eu tenha sido uma pessoa muito egocentrista e egoista, porque acho que esta que estou a viver só tem uma finalidade....AJUDAR.
Estou aqui há quase 5 meses, o césar fez agora 4 e graças a Deus temos os nossos trabalhos e cada vez aparece mais horas para fazer....o defeito é somos feitos de carne, se fossemos de ferro, ficavamos ricos num instante. Mas aqui vai o assunto deste post...já arranjei emprego para o tal portugues que vivia connosco, 4 horas 2 de madrugada 2 de tarde, resultado? ao fim de um mês desistiu do da madrugada, custa muito por a pé cedo, eu que o diga, aqui na casa vive uma italiana que está cá desde Novembro e não consegue arranjar trabalho, arranjei-lhe 2 horas para madrugada e logo no primeiro dia também fez as 2 da tarde, disse logo que não queria ir mais à arde porque não gostava da manager ( isto traduzido para bom portugues: não quero porque´se trabalha muito), resultado ao fim da segunda semana deixou de ir, esta segunda feira lá nos levantamos, e Italiana? é de grilo, o César perguntou-me "não vais bater à porta?" "Quem eu? nem pensar." à noite passou por mim na cozinha nem boa noite me deu, quanto mais uma explicação, depois disse ao César que estava doente, terça, idem idem aspas aspas, à noite disse ao César que não ia mais para avisar a manager, avisaste tu? nem eu, vai ser lindo no dia 6 de Abril que é quand recebemos estas 2 semanas e ela vir que o dinheiro não entra, as pessoas brincam não só com o trabalho mas também com as pessoas que as ajudam, nem se dão ao trabalho de dar a notice, por amor de deus, isto não é como em Portugal que temos que dar um mês à casa, é só uma semana, será que lhe custava assim tanto?, para perceberem esta miuda que para mim não passa de uma criança, assim do nada podia estar a fazer 6 horas por dia e a tirar 750£, porque eu teria a posto no meu lugar à noite quando saí, mas perferem estar em casa a comer massa com massa, porque raio saiem dos seus países? se fosse para viver na merda, eu pelo menos preferia estar a viver numa retrete chamada Portugal.
Jurei que não ajudava mais ninguém.
Esta semana, um dos meus supervisores do trabalho do dia pediu-me muito se arranjava trabalho para um amigo dele que estava a viver com ele e que era português, eu respondi, agora acho que não há nada mas se souber de alguma coisa eu aviso, isto foi mais ou menos (estas certinho), mas depois ele comecou-me a contar a história do tal português:
- Sabe ele já cá esteve em Dezembro e não conseguiu arranjar nada e como tinha a passagem marcada voltou, mas este mês veio tentar outra vez e não consegue arranjar nada, já nem tem dinheiro nem para comer nem para pagar o quarto, quem o está a ajudar sou eu no que posso.
Este meu supervisor é brasileiro, Luis, só trabalha 4 horas por dia tira 480£ por mês, este valor para uma pessoa viver aqui, é abaixo do limiar da pobreza, e eu pensei, o que ganhas não chega para ti, quanto mais para dois.
Resumindo o Luis hoje à hora do almoço sentiu-se muito mal, quase que desmaiava, disse que eram as tensões, acho que todos percebemos imediatamente que era fome e fraqueza mas toda a gente teve vergonha de falar, mas pronto, o outro supervisor lá teve coragem de lhe perguntar depois sózinho e foi-lhe comprar uma sande ao Tesco para o homem comer.
 Resultado, lá arranjei 5 horas para o tal portugues, 2 de madrugada e 3 à noite, as da madrugada não vai dar para ele aceitar, porque realmente vive muito longe, mas hoje já vai começar à noite, nem sequer conheço o gajo, a sério só espero que saia alguém em condições, é um risco muito grande mas que seja o que Deus quiser, pelo menos o César já avisou a patroa que não o conhecia sequer, por isso não se atravessava por ninguém mas lá lhe esplicou que o homem era português e que estava a passar fome e como as patroas também são porttuguesas e do Porto, deram uma chance, só espero já não ter visto este filme...
Fome? sim passa-se, muita pelos vistos, uma mais encoberta do que outra, a minha pergunta é: mas porque? por falta de sorte e de oportunidades? ou porque as pessoas não querem é trabalhar? porra...
Pronto desabafei...

sábado, 24 de março de 2012

METRO DE LONDRES= CULTURA

Nas ultimas duas semanas retomei um hábito que sempre tive, mas que nem sempre a vida me permitia exercer, desde muito novinha que sempre gostei de ler, já com 8 ou 9 anos escrevia as minhas próprias histórinhas e deixava as minhas amigas ler.
Por aqui é extremamente normal ver metade de uma carruagem com um livro na mão, algo que em Portugal não se ve de forma nenhuma, não existe nem é incutido nos jovens a leitura, a televisão e os cinemas substituiem este hábito, mas o que muita gente não sabe é que quando vimos um filme, ele realmente é adaptado de um livro mas foi feito por um realizador, é a imaginação dele que está em todas as cenas que nós vemos, o fantástico de ler um bom livro, é que somos nós os próprios realizadores, cada um interioriza a cena da sua própria forma, conseguindo imaginar cenários e personagens com a sua própria imaginação, envolvendo-nos de tal forma que por vezes tenho a sensação de entrar dentro daquelas páginas sendo uma observadora interna ou até mesmo vestirmos a pele de uma delas e permitir-nos sentir o que essas personagens sentem.
Um bom livro, faz com que eu não pense em mais nada, fico de tal forma absorvida a imaginar cada uma das cenas, cada um dos sentimentos que realmente pelo menos enquanto leio, deixo de ser a Susana, e vivo quem sabe um romance escaldante, ou então estou envolvida num crime para desvendar e em perigos que devo evitar, sabe tão bem de vez enquando ser um actor...LOL
A verdade é que como passo muitas horas dentro de transportes publicos, decidi retomar este hábito e começar novamente a ler, em duas semanas já vou no terceiro livro, e melhor ainda, tudo em ingles, muito bom para aprender uma lingua, porque o mal de falarmos uma outra lingua é que insistimos em pensar primeiro na nossa e depois traduzir, isso é errado, para se falar uma lingua estrangeira temos que antes de tudo aprender a pensar na nossa vida e nas coisas nessa mesma lingua, quem me ensinou isto foi o meu professor de filosofia no 10º ano, e eu que pensava que o homem fechava mal a porta da mala, e não é que ele tinha mesmo razão?
Um conselho...leiam mais, aproveitem até aqueles minutos que estão a espera do autocarro, faz bem ao espirito e aumenta sem duvida a vossa cultura.

domingo, 18 de março de 2012

UM BOM DOMINGO...

Bem a minha cruz acabou na sexta, já não vou mais trabalhar á noite, ou seja a márcia já me cravou para ir fazer umas noites por ela, porque ela vai viajar, e assim eu não me importo uma ou duas noites esta-se bem mas todos os dias não, mal saí e já me estavam a pedir para ir fazer as férias da Simone esta semana, recusei, talvez mais para a frente não me importe de fazer as férias delas, mas neste momento não consigo estou muito cansada e fraca.
anteontem tive uma paragem degistiva que me obrigou a vomitar tudo, isto acontece quando eu como pouco e depois acontece comer como uma louca, o estômago não aguenta e eu fico mesmo muito mal.
Esta casa é horrível mesmo, cada vez fico mais cansada de viver aqui, não existe nenhum companheirismo ou convivência, problemas de louça e de lixo e de limpeza sempre, recados colados pela casa como se não fossemos todos adultos para poder falar sobre as coisas,~durante esta semana vieram-me bater ao quarto a ver se eu tinha algum tacho, por acaso não tinha dois pratos só, mas é demais, somos 11 pessoas aqui existe para aí 5 ou 6 tachos, é mais do que evidente que não chegue, por isso hoje decidimos ir fazer umas comprinhas para a casa, pelo menos deixamos de nos incomodar e já começamos a fazer o nosso enxoval para a casa que havemos de alugar, assim aos bocadinhos não custa tanto.Aqui ficam as coisinhas que compramos hoje....







O nosso primeiro enxoval...lol


 
 
 



Quando chegamos andamos a arrumar o nosso quarto que estava horrível, eu pus 3 máquinas de roupa a lavar e ainda tenho mais uma, este horário estava-me a desorientar completamente.
E depois um almoçozinho de reis...eheheh




                                                            Um camarãozinho cozido


                                                           Ameijoas a Bolhão Pato


                                                  Arroz de Marisco ( bem era só de camarão)


                                                        Tarte gelada (que o César fez)


E a minha grande decepção, eu que pensei que a Olá fosse uma marca nossa, não é meus amigos, acho mesmo que não temos nada nosso, copiamos as ideias dos outros apenas, aqui chama-se WALLS e como podem ver pelo rotulo estes até são de um país qualquer que não sei qual a avaliar pelas letras.

DOMINGO....como eu amo o domingo, quem inventou os dias de semana devia ser muito burro mesmo, o melhor dia e só o pos uma vez....

domingo, 11 de março de 2012

E AMANHA JA É DIA DE TRABALHO E EU CONTINUO CANSADA

Bem, passou-se mais uma semana de muito trabalho, e o fim de semana foi mesmo um voar.
tenho andado completamente estourada com tantas horas de trabalho, mas a verdade é que apanhei uma gripe daquelas esta semana o que não veio ajudar nadinha, trabalhar feita doida completamente doente foi dose.
Vi a reportagem sobre os portugueses e vieram para aqui e agora estão a passar fome, e não digo que realmente isso não possa acontecer, claro que sim, mas fazendo as comparações se em portugal uma familia ficar sem emprego, também não a passa? para tudo na vida quer queiramos quer não o factor sorte também é perciso, e muitas vezes agradeço a que tenho, porque além de já ter passado tanto na vida considero-me uma mulher com sorte, não posso fazer comparações sobre isso, há quem venha e arranje trabalhos milionários, outros como eu tem muito trabalho mas ganham pouco e outros não arranjam sequer, se eu vos soubesse dizer a formula para o sucesso, diria, mas realmente não sei.
Quanto a outra situação das taxas moderadoras aqui, não realmente não se paga nada, quando eu me fui inscrever no NHS aqui ao perto de minha casa, a inicio eu estava com dúvida se aquilo seria mesmo a "caixa" ou uma clinica privada que aceitava pacientes do NHS, mas lá entrei, e para ser honesta ainda continuo a pensar que é, mas nem sequer pergunto, quando perciso atendem-me e não me levam dinheiro nenhum, por isso tá mais que bom.
Trabalho....não estou a aguentar trabalhar a noite, não é pelo facto de fazer 10 horas por dia, já trabalhei bem mais do que isso, é por ser em 3 locais diferentes e perder a vontade 5 horas em viagens, essas 5 horas fazem muita diferença no descanso, então já dei a minha notice e só trabalho mais esta semana, até porque tenho planos diferentes que já estou a por em prática e graças a Deus está a correr bem.
Não sabem, mas em 2008, tirei o curso de cabeleireira mas nunca exerci a tempo inteiro, e uma das coisas que aqui me tem batido muito na cabeça é que os cabeleireiros estão sempre cheios, e acreditem que são muitos, as vezes até as 11 meia noite, então comecei a pensar se arranjar uma meia duzia de clientes, ganho mais ainda do que a fazer estas duas horas á noite e pelo menos faço algo que adoro, e por isso lá comecei eu, este fim de semana já atendi duas, que se diga de passagem adoraram o meu trabalho mesmo, para mim foi bom, uma experiencia para enrriquecer o meu curriculum também, vou explicar porque, eu nunca tinha tido a oportunidade de poder arranjar cabelos afro, imaginei que fosse realmente muito dificil, bem é um pouqunho, mas nada que me assuste, mas o meu trabalho foi mesmo muito bom, já me disseram que todas as semanas vão vir, e como estou a começar estou com uma campanha porreirinha, cada pessoa que me traga uma cliente nova tem direito a arranjar o cabelo de graça e assim sucessivamente, ou seja umas vão trazendo outras, acho que me vou safar muito bem...a minha senhoria nem se importa que eu as atenda cá em casa, por isso as coisas agora sim estão a encaminhar-se, adoraria poder viver só disso e poder deixar as limpezas, só o tempo o dirá.
Quanto ao fim de semana, foi tão curto, no sábado parecia uma tola, fui das 6 as 7 da manha fazer limpeza na minha cozinha lá na escola porque ia haver uns exames, depois vim embora fui fazer as compras para a semana, fui comprar as coisas de cabeleireiro porque deixei tudo em Portugal e aqui não tinha nada para começar, viemos almoçar e depois fomos da 1 as 4 outra vez para a escola fazer o clean especial na cozinha, em seguida fomos para casa da moça a quem arranjei o cabelo, porque tinhamos combinado atende-las lá, sai de lá por volta das 7, vim a casa pousar as coisas e fomos jantar fora, fomos a uma cadeia de restaurantes que há aqui que se chamam Nando´s, é uma cadeia portuguesaque vende algo parecido com o nosso frango no churrasco, não tem nada a ver, mas pronto até que estava bonzinho.
Hoje de manha estive a manha toda na cozinha a fazer de comer para a semana inteira, pois agora tem que ser assim, há e também estive a fazer rissois de carne ia fazer de camarão também mas já estava super cansada, é que também vou começar a vender ás pessoas que conheço, e acreditem em mim, os meus rissóis são de comer e chorar por mais.
De tarde dormi um bom sono e depois vi um filme lindiiiiiiiiiissimo mesmo, "hachiko a dog's story" quem quiser ver este filme procure no youtube, tem o filme inteiro, eu sou pita chorona, mas acho que nunca chorei tanto na minha vida, é uma história  verdadeira de um cão que o dono morre e ele passa os 10 anos seguintes em frente a estação dos comboios a espera que ele chegue, é de chorar mesmo.
Pronto e foi assim esta minha semana....

domingo, 4 de março de 2012

FOME SECA

Sei e não tenho vindo aqui escrever muito mas realmente não tenho tido tempo nenhum. arranjei mais umas horas a noite e enão a minha vida nos ultimos tempos tem sido sair de casa as 5 da manha e entrar em casa as  onze da noite. Ando mesmo cansada, mas vou neste post tentar resumir os ultimos acontecimentos.
Bem eu arranjei mais duas horas e o Cesar em principio vai começar a fazer mais tres todos os dias tambem, e realmente muito cansativo, mas vamos tentar aguentar-nos um ou dois meses assim para podermos rapidamente alcançar alguns objectivos imediatos. E por falar nisso vou deixar aqui alguns deles, dizem que se escrevermos o que pretendemos alcançar as coisas tem mais probabilidades de acontecer:
1º objectivo: Alugar uma casa ( esse vai ser ainda este mes se deus quiser, ja andamos a procura)
2º objectivo: Segredo ( não vos posso revelar ainda o que este é, mas se se concretizar e quando se concretizar eu garanto e vão ver montes de posts sobre este segredo, aguardem....) ( aceitam-se palpites, lol...)
3º obecivo: começar a juntar uns trocos valentes para como todo o bom emigrante começar a construir a nossa casinha em Portugal.
Estes  objectivos pode não parecer mas estão todos interligados, não se invalidam uns aos outros mas a consequencia deles permitem a realização dos outros,.
Quanto ao nome deste post, ja vão perceber, fomos finalmene inscrever-nos no NHS, o medico de familia daqui, e ja vieram os nossos cartões e então é mesmo de rir , o meu nome agora e Susama Fomseca, se lermos isto separadamente dá realmente fome seca, o Cesar é Cesan Sambaio, oh a sério esta gente é mesmo doida.
Resmindo a vida tem-nos corrido bem, estamos sempre a receber mais e mais propostas de horas, é uma vida do caraças mas há trabalho, é muito cansativo andar o dia todo a fazer limpezas, mas quando paramos para pensar e vemos que os dois juntos, estamos a conseguir tirar ( já convertidos) 3 mil euros, dá animo, muito animo mesmo.
Estou a morrer de ansiedade para que chegue o dia 2 de Abril, os meus meninos ( so os dois mais velhos, infelizmene) vêm cá passar uma semaninha, vai ser tão bom te-los por cá...
Pronto vou ficar por aqui e tentar, juro, vir ca mais vezes, e não se esqueçam, tentem advinhar o segundo objectivo...